quarta-feira, 23 de março de 2011

Páscoa


Os ovos de páscoa
Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.
Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente original simbolizando a ressurreição como início de uma vida nova. A própria natureza, nestes países, renascia florida e verdejante após um rigoroso inverno.
O chocolate
Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.
Foi então no século XVIII que os franceses resolveram fazer ovos de chocolate para presentear, depois disso o mundo todo adotou e páscoa sem ovo de páscoa não dá.
Os coelhos
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para as Américas pelos imigrantes alemães em meados do século 18. O coelho visitava as crianças e escondiam os ovinhos para que elas os procurassem.
No antigo Egito o coelho simbolizava o nascimento, a vida. Em outros pontos da terra era símbolo da fertilidade, pelo grande número de filhotes que nasciam.
Eles também têm a ver com a vida, mas à abundância da vida, inesgotável, de se multiplicar sem se esgotar e Cristo, para o cristianismo, é essa Vida Nova, inesgotável e abundante.
Ta ai a relação!!!

2 comentários:

  1. Que legal^^
    O chocolate dos Maias e Astecas era uma bebida alcoolica, não era desse jeito que conhecemos hoje. Adorei o seu post...
    agora vou lá comer um choco pq vc me deixou com lombrigada...kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ganhar ovos de páscoa não comestíveis? Hummmmmm, acho que nem quero!. Chocolate valendo ouro? Apenas Bill Gates comeria chocolate! rsrsrs. Ainda bem que isso é passado!!
    Hoje todo mundo já comeu, come, ou comerá chocolate. ADORO!!! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir