sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Estudar é um trabalho que dá trabalho

Hoje eu gostaria de deixar aqui um desabafo, na verdade tomei café a pouco e agora minha cabeça está fervilhando de pensamentos e não consigo dormir (são 03h12min AM). O pensamento que me fez filosofar um pouco mais, foi o quanto nós estudantes somos “discriminados”. Percebeu que quando lhe perguntam o que você faz, e você responde que apenas estuda, a expressão da pessoa muda, como quem diz “não faz nada da vida”. Como se seus estudos não significassem nada, e estudar apenas não é cansativo. Pois afirmo que é, e muito. E quando seus familiares lhe perguntam: Que curso você faz? Experimenta dizer que faz Publicidade, a pessoa fará uma cara de paisagem, levantará a sobrancelha e dirá “Legal”, bem desanimado, como que diz” grande coisa”, ou “esse não quer trabalhar, pegar no pesado”...
Caramba... Acredite estudar é também um trabalho que dá trabalho, e Publicitário trabalha sim, e como. Já na faculdade, (cursinho, ou qualquer outro ambiente de sala de aula), os professores (a maioria) pensam igual, que você não tem mais nada para fazer alem de estudar. Os piores são aqueles que acreditam que você só tem a matéria dele, ou que a dele é a mais importante e “soca” trabalhos, pesquisas, apresentações, seminários... Enfim, inúmeras coisas que você tem que disponibilizar um grande tempo para fazer. O triste é quando mais de um professor pensa assim!
Já tive professores que quando os alunos reclamavam que era trabalho de mais, eles respondiam: - O que vocês fazem da meia-noite as seis da manha? Vocês passam muito tempo da vida dormindo, deveriam utilizar melhor esse tempo...
Minha intenção aqui não é criticar ou culpar os professores. Pois eles estão fazendo o trabalho deles, que é orientar que caminhos devemos seguir, até porque se não for assim com as próprias pernas, ninguém caminha para lado algum.
No semestre passado, comecei meu TCC, que no meu curso é em grupo, que nós chamamos de agencia. Tem noção o que é passar quase o dia todo na frente de um computador fazendo trabalho. Eu estudo de manhã, chegava em casa, ligava o computador e dali saía por volta de 3, 4 horas da madruga. Só saía para tomar banho e buscar o que comer e beber. Isso para levantar as 5:30h da manha para ir a faculdade. Fora os outros trabalhos de outras matérias, provas. Alem disso tudo ainda tinha a cobrança de que temos que fazer um estágio e cumprir horas complementares para poder concluir o curso.
Teve um dia que um dos professores ficou com dó de nós. Rsrsrsrs. Mas fazer o que não é! Sabemos que tudo isso é necessário.
Esse foi só um exemplo, outros estudantes passam pelas mesmas coisas, melhores ou piores, mas passam. Depois de tudo isso ainda tem gente que é capaz de dizer que você não faz nada o dia todo. Aff isso é a morte, não acha?


Obs: este texto escrevi ontem, mas só tive tempo de postar hoje! aff rsrsrsr

Um comentário:

  1. Eu te entendo... pior quando a familia tbm t cobra falando que você não faz nada da vida além de estudar e que ficar "vagabumdiando" na facul (já ouvi cada historia...)

    ResponderExcluir