segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

E agora, o que fazer???

O que fazer???
   Hoje conversando com uma amiga que acabou de concluir o ensino médio, percebi, ou melhor, me lembrei o quanto é difícil optar por algum curso universitário. Ela vai esperar um pouco para decidir que área seguir. Pois há muitas opções, o  que aumenta as duvidas.
É muito complicado fazer essa escolha, e acredite, mesmo depois de faze-la, as duvidas e anseios são grandes.
   Pra mim, também foi difícil decidir em que área atuar, e passei por 2 cursos bem diferentes antes de encontrar o que realmente gostava e queria fazer. No final da adolescência, fiz magistério, o que me fez estudar um ano a mais que o colegial comum. Nos meus estágios na área, trabalhei com crianças portadoras de necessidades especiais, as quais recebiam visitas de uma profissional chamada Terapeuta Ocupacional (TO). Me apaixonei pela profissão. Prestei vestibular para TO, achei o curso maravilhoso, as aulas eram dinâmicas, em fim parecia que havia me encontrado, só não contava com as aulas de Anatomia, a professora era excelente, mas lidar com as chamadas “peças úmidas” não deu muito certo, tiver que mudar de curso. Fui para o curso de Matemática, optei por matemática por já ter experiência com sala de aula e gostava bastante dessa matéria. Descobri que esse gostar bastante não é o suficiente. Adorava apresentar trabalhos, dar aulas, mas a matemática em si...
   Tranquei a matrícula na metade do curso. Ouvi muito as pessoas dizerem que eu não queria nada da com nada, que se eu parasse de estudar não voltaria mais... Enfim. Fiquei um ano sem estudar. Fiz um teste vocacional, analisei os cursos indicados, e decidi fazer Publicidade e Propaganda. Agora estou na reta final do curso, me aplico o maximo que posso, e mesmo com os receios do futuro é isso que eu quero pra mim.
   Se você não está estudando, ou está, mas não sabe se é isso mesmo que você quer, eu indico os testes vocacionais, faça vários, vejas as opções, analise as, e experimente qual achar que mais tem a ver com seu perfil.

2 comentários:

  1. Isso é verdadee !!
    Terminei o Ensino médio e junto com ele veio a indecisão. O que irei fazer ?
    Na verdade eu sei que devo seguir na area de exatas, mais não sei qual curso fazer.
    Sempre me dei bem em Fisica, porem não vou ter muitas opções no mercado de trabalho com esse curso. Então pensei em escolher um curso que me dará um melhor sustento financeiramente no futuro.
    Mas se eu não me der bem com o Curso ?
    Então juntos com as respostas, surgem novas perguntas.
    devo fazer o que gosto ? ou o que me renderá dinheiro ?
    a resposta parece facil , mais é um pouco mais complicado que issoo !!!

    ResponderExcluir
  2. Bom você pode unir o util ao agradavel. Você pode sim trabalhar no que gosta e ganhar dinheiro com isso. Até porque quando se trabalha no que gosta você consegue render mais, ser mais dinâmico e criativo, e tudo isso fará a diferença em ser ou não bem sucedido no trabalho.
    E boa sorte na sua decisão.

    ResponderExcluir